quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sobre Mestres

Há alguns anos, em um site sobre Paganismo, li um artigo imenso que falava sobre Mestres. Na verdade, tratava-se mesmo de um manifesto (ou quase isso) que levantava muitos questionamentos acerca da real competência e relevância dos "ditos" Mestres na vida das pessoas. Lembro que uma das idéias-tópico era: "Não devemos idolatrar outros, mas sim sermos nossos próprios Mestres!". 


Quem são (ou o que são) os Mestres, afinal?


Em uma concepção simples diria que são aqueles que tocaram este solo antes de nós; e por isto devem ser honrados, já que a estrada gasta por seus pés sempre será mais longa em comparação com os mais novos no caminho (seja qual for). Contudo, ainda assim, falar em jornadas é pouco para delinear um Mestre (que aqui podem ser separados dos Ancestrais e Anciãos). Afinal, caminhos trilhados não trazem por si os aprendizados que se tornarão ensinamentos preciosos se não houver sabedoria em assimilá-los. Da mesma forma, Mestres não são forjados apenas sobre pilhas de livros, pois as letras nunca conceberão a totalidade do que é vivido. Eis a questão...

Diz-se que grandes ações são feitas por grandes pessoas. Complemento: grandes pessoas são aquelas que mudam o que as rodeia com gestos simples, mas profundos. A medida de grandeza não está, decididamente, na quantidade. 


Acredito mesmo que grandes Mestres são aqueles que nos ensinam, antes de qualquer coisa, como nos colocarmos diante das mais variadas situações da vida. Que sabiamente passam adiante conhecimentos na hora certa, cabendo aos eternos aprendizes que somos aproveitar da melhor forma. E estes são muito fáceis de serem reconhecidos. Basta que olhemos em seus olhos e que fiquemos com os ouvidos sempre atentos aos seus suspiros mais sutis. Não é preciso nenhum manual de instruções - exceto àqueles que não tem "talento" para a maestria e precisam denegrir os que verdadeiramente são. 


Posso aqui divagar por alguns conceitos-chave que algumas mulheres sábias já descreveram: "Mestre é aquele que diz e faz o que é preciso, e não o que as pessoas desejam" - sabendo que as pessoas de um modo geral talvez nunca alcancem os objetivos traçados de maneiras "tortas"; "Um Mestre deve saber servir, mas um bom servo nunca chegará a ser Mestre; pois para isso é preciso a coragem que os pequenos nunca conhecerão" - entendendo-se que servir alguém pode cruzar a tênue linha da real humildade, chegando à acomodação que a falta de responsabilidade traz; "Um Mestre é aquele que aprendeu a ensinar e por isso tem a capacidade de ensinar a aprender" - pois aprendizados temos todos os dias, mas nem todos conhecem a capacidade de passá-los adiante; bem como nem todos tem a curvatura necessária para reconhecer um ensinamento, que pode por vezes bater de frente com valores internos já estruturados. 

Somos filhos de uma sociedade que exige muito de seus "ícones". Se o são em uma área devem ser em todas, principalmente na vida prática - pois jamais alguém será realmente respeitado como "sábio" em um Templo se agir com displicência nas questões mais mundanas. Concordo com isso! Afinal, se o contrário acontece como vamos nos posicionar com obediência ao que chega aos nossos ouvidos, por mais que sejam merecidos os créditos?


Mestres são pessoas comuns, alguns dirão. Passíveis de erros, enganos, tropeços... Enfim, imperfeitos! Sim!!! São pessoas comuns até demais para determinados olhos despreparados. E exatamente por isso tornam-se especiais: porque de sua simplicidade humana (pessoalmente reconhecida) extraem para a vida notas requintadas de valores a serem observados. Será sempre nas horas mais "terrenas" e aparentemente mundanas que os grandes se erguerão, fazendo valer seus méritos.


"Saber viver" é, talvez, a mais complexa equação que nos é colocada. 
Na verdade, o próprio saber pode tornar-se uma grande incógnita 
se não o vestirmos com as atitudes que lhes serão sempre peculiares.

Escrevo estas palavras em memória aos Mestres que já passaram pela minha vida, lembrando enquanto escrevo de suas trajetórias. Muitos deles sequer se viram como tal, com o valor que tinham sobre os caminhos que ajudaram a talhar (cabendo ressaltar que muitos dos ensinamentos que dispenderam a mim somente depois de muito tempo é que foram realmente absorvidos... E esta é a vida dos Mestres!). De qualquer forma, foram e sempre serão de vital importância - e fica aqui o registro. Bem como os que hoje estão à minha volta, literalmente revolvendo minha mente a cada passo dado. A todos eu agradeço!

Parágrafos simples... 


Gratidão a todos os que cumprem seu papel com grandeza, pois são estes que tornam o chão por onde engatinhamos menos árduo! 

Nenhum comentário:

Leia também